Documento Inicial
16/04/2008

O GEDE tem suas diretrizes voltadas para o estudo da Doutrina Espírita buscando a compreensão máxima dos ensinamentos contidos no seu corpo doutrinário, despida de todo e qualquer dogma e idéias pré-concebidas sem fundamentação adequada. Nesta sentido, serão consideradas as obras complementares, isto é, obras elaboradas posteriormente à Codificação por espíritos, através da psicografia, e estudiosos no assunto, assim como material científico amplamente aceito no meio científico, mesmo que não tenha abordagem espiritualista, mas que forneça subsídios para os estudos que serão desenvolvidos.



ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS


Em local previamente definido, serão realizados estudos em grupo visando o aprimoramento da conceituação existente sobre os vários aspectos do Espiritismo, visando despir de todo e qualquer dogma ou idéia pré-concebida.

Todo estudo deverá ter uma ata de reunião devidamente datada, contendo local, número e nome dos participantes e temas abordados. Preferivelmente, as reuniões serão gravadas para consultas futuras, caso surja a necessidade.

Toda e qualquer prática adotada ou conclusão de estudo deverá ser adequadamente registrada para consultas futuras, contendo motivo do estudo, questionamentos abordados, conclusões e obras consultadas.



PARTICIPANTES


Os integrantes deverão ser convidados pelo grupo após aceitação da maioria dos participantes após votação.

Os integrantes deverão ter profundo conhecimento das obras básicas da Codificação e de obras complementares e que se comprometam a manter assiduidade nos estudos para não prejudicar o andamento do estudo.

Quando houver falta na reunião por qualquer motivo, o faltante deve se comprometer a buscar o que foi abordado e se atualizar na questão.



MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA


As manifestações mediúnicas inicialmente não serão incentivas.

Caso o integrante sinta a necessidade de uma comunicação deverá requerer a permissão do grupo, informando:
· Forma da comunicação (psicografia ou psicofonia).
· Natureza da mensagem (mensagem de cunho geral, instrutiva, normativa, sugestão nos estudos ou pedido de auxílio).
· Espírito comunicante (próprio mentor, espírito do responsável pelo trabalho ou não identificado).
· Os integrantes deverão ser convidados pelo grupo, após aceitação da maioria dos participantes através de votação.

Diante do que for exposto pelo médium, os integrante deverão avaliar a validade ou necessidade da comunicação. Caso seja aprovada, o médium dará início à comunicação.

O médium que não tiver condições de prestar as devidas informações não poderá se manifestar e deverá buscar a educação mediúnica necessária.

Estas exigências servirão para evitar que os estudos se transformem em manifestação descontrolada.

Os integrantes deverão ter profundo conhecimento das obras básicas da Codificação e de obras complementares e que se comprometam a manter assiduidade nos estudos para não prejudicar o andamento do estudo.



LOCAL PARA AS REUNIÕES


Inicialmente as reuniões poderão ser realizadas nas residências dos participantes que tiverem viabilidade de receber o grupo. Não sendo obrigatório.

Posteriormente, dependendo do tamanho e viabilidade, será buscado um local adequado e específico para as reuniões.

Enquanto as reuniões ocorrerem nas residências dos integrantes do grupo, toda e qualquer manifestação mediúnica será vetada.



DOS TRABALHOS


O número de integrantes deverá ser limitada, inicialmente, a sete participantes, podendo ser ampliado após local específico ser viabilizado.

Reuniões semanais de duas horas de duração ou conforme a necessidade e acordado pelos integrantes presentes, podendo, inclusive, variar a duração de semana para semana.

Reuniões extras poderão ser realizadas conforme a necessidade e aceitação dos integrantes.

Caso seja verificado faltas constantes por algum integrante, este será convidado a se retirar do grupo para não interferir no andamento do trabalho. Todo candidato a integrar o grupo deverá ser informado desta exigência.

Os temas em pauta serão predefinidos pelos integrantes do grupo.